top of page
  • Foto do escritorMesa Produtora

Filme francês “A Brigada da Chefe” inspira aniversário do Mesa de Cinema

Racismo e xenofobia avançam pelo mundo de forma assustadora. Na Europa, a presença da extrema direita acirra o problema mostrando seu reflexo até mesmo em eventos esportivos como a Copa do Mundo. A imagem da seleção francesa com forte presença de imigrantes africanos provocou discussões estarrecedoras. Em “A Brigada da Chefe”, o tema é abordado de forma mais leve e transportado para dentro da cozinha. A jornalista Rejane Martins, idealizadora do Mesa de Cinema, considera o filme como um genuíno presente para o Mesa de Cinema. “É como se tivéssemos feito uma encomenda para o nosso aniversário. "A Brigada da Chefe" tem todos os elementos que a gente ama: a gastronomia como agente de transformação, boa comida, bons sentimentos e um voto de esperança na humanidade”.

Dia 17 de janeiro, em Porto Alegre, o filme será "devorado" em todos os sentidos para comemorar os 18 anos do evento. O crítico de cinema Roger Lerina comenta e contextualiza a obra logo após sessão de no local. Em seguida, o grupo participa do jantar com pratos inspirados no filme. Ingressos estão disponíveis pelo whats 51980291235.



Um pouco da nossa história Desde sua estreia, em janeiro de 2005, com a “A Festa de Babette”, o Mesa de Cinema realiza a magia de extrair pratos da tela para a mesa a partir da exibição de um bom filme seguido de bate papo com especialistas, finalizando com a degustação de menus assinados por chefs convidados.

Graças à fidelidade e renovação do público, o projeto se manteve vivo e atuante nesses 18 anos. Mesmo durante a pandemia, o evento se reinventou e realizou edições on-line com entrega de pratos na casa dos participantes simultaneamente em diferentes cidades como São Paulo, Porto Alegre, Gramado e Novo Hamburgo. A Brigada da Chefe Quando a chef Cathy Marie (Audrey Lamy) assume a cantina de um abrigo de imigrantes, a culinária assume seu poder de transformação e de esperança para um grupo de adolescentes que sonham em permanecer e ter uma vida melhor na França. A produção francesa tem bons e tocantes momentos conduzidos pelo diretor Louis-Julien Petit e marcados pela convincente atuação do elenco, que conta com a presença de François Cluzet de “Os Intocáveis”. O filme está em cartaz em todo o Brasil numa distribuição da Imovision.

Nossa Chef

A execução do menu desta edição conta com a chef baiana Fabiana Sasi, formada em Rádio e TV com pós graduação em Cinema e Cozinheira Profissional pelo Senac-RS. Fabi já esteve em lives especiais do Mesa de Cinema e arrasou com a preparação do pastel de angu que teve entrega em casa. A live foi inspirada no filme mineiro “Angu Recheado de Senzala”, que também discute questões ligadas ao racismo. Em seu trabalho na gastronomia, Fabi resgata também memória e ancestralidade. "Procuro desenvolver uma culinária devotada ao sabor. Valorizando os insumos orgânicos, busco aprovei tar o que há de melhor neles, em sua integralidade, desenvolvendo cardápios que respeitem o paladar do comensal com aplicação de técnicas culinárias que resgatam sabores, saberes e memórias familiares".


Menu Coquetel: Pães, antepastos e pastas inspirados em países dos imigrantes do filme

Entrada: Salada tomate de verão da Cathy

Primeiro prato: Ravioli de beterraba com queijos franceses

Segundo prato: Costela de cordeiro assada lentamente ao perfume de alecrim e purê de cenouras

Sobremesa: Madeleines em piscina de cacau com geleia de bergamota

Serviço MESA DE CINEMA ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO FILME: A BRIGADA DA CHEF DATA: 17/01 – Terça-feira HORARIO: das 19h às 22h30 CHEF: Fabiana Sasi LOCAL: Central de Decorados Plaenge Endereço: Rua Antônio Carlos Berta, 151 (em frente ao Iguatemi) DEBATE: Rejane Martins e Roger Lerina Valor por pessoa: R$ 250 (primeiro lote) R$ 280 (segundo lote) Vendas antecipadas até 14.01 Apoios: Imovision, Plaenge

Programação 19h: Coquetel 19h30: Exibição do filme 21h: Debate 21h30: Jantar

Mais informações e contato: mesaprodutora@gmail.com 51 98029 1235 (Rejane Martins) www.mesadecinema.com.br


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page