Sobre o Mesa

O projeto Mesa de Cinema é um produto da Nexo Comunicação, empresa de assessoria de imprensa e eventos. Idealizado pela jornalista Rejane Martins, o evento ganhou forma, corpo e alma em parceria com a Pousada do Engenho e da Acesso Comunicação e Marketing, em 2005. No ano seguinte, o evento migrou para o hotel Casa da Montanha, em Gramado, onde se realizou mensalmente com patrocínio da Claro, o que permitiu a participação de chefs de renome internacional como Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil e Francis Mallmann, entre outros. Edições esporádicas do Mesa de Cinema são realizadas também como estratégia de marketing utilizada por algumas empresas para relacionamento com seus clientes externos e internos. O Mesa já circulou por Campos do Jordão e Campinas (SP) em edições especiais.

A idéia surgiu a partir da notícia do lançamento em DVD do filme A Festa de Babette, no final de 2004. A partir daí, foi elaborada uma seleção de filmes estreitamente ligados à gastronomia, nos quais as tramas são conduzidas pela arte de cozinhar e pelo prazer de comer geraram o projeto inicial. Durante 2005, o Mesa de Cinema materializou-se mensalmente para hóspedes e convidados da pousada, provocando sentidos e emoções pelo ritual estabelecido à beira de um fogão ou em volta de uma boa mesa.

A idéia é simples, mas quase mágica. O evento Mesa de Cinema se divide em três momentos: sessão de cinema, debate e jantar. Cada evento realiza a façanha de desafiar a ordem natural dos fatos e faz materializar-se à mesa a fantasia do cinema. Os convidados são envolvidos pelo clima, pela emoção e pelos sabores vistos na tela.

O site Mesa de Cinema é dirigido ao público consumidor de alta gastronomia, gourmets, gourmands e cinéfilos. As seções são interligadas por uma pauta única, que é a gastronomia para especialistas, incluindo receitas, entrevistas, reportagens, artigos e notas. No entanto, o site não está restrito ao cinema, à cozinha e às panelas. Será expandido para um universo mais amplo, levando o leitor a exercitar sua gula, seu paladar e seu apetite para seções como turismo, literatura e eventos gastronômicos.